sexta-feira, 16 de março de 2018

Palácio refaz as contas e aumenta peso dos Ferreira na equação


Prestes a concluir o prazo da janela de filiação, o Palácio do Campo das Princesas está cada vez mais ciente da necessidade de reforçar o seu palanque na Região Metropolitana onde se concentra 42% do eleitorado do estado, e entende ser fundamental fazer o cinturão de apoios que já tem Geraldo Julio, Júnior Matuto e Lula Cabral, e que pode ser consolidado com a presença de Anderson Ferreira, considerado nos levantamentos internos do Palácio, um dos melhores prefeitos do estado.
Por representar Jaboatão dos Guararapes, que é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, sendo um prefeito bem-avaliado, Anderson Ferreira será um importante puxador de votos para o projeto do governador, pois além disso é o maior expoente do segmento evangélico no estado. O Palácio entendendo isso, cada vez mais considera a importância de ter os Ferreiras na Frente Popular.
Há quem defenda abertamente que a chapa majoritária do governador seja composta por Jarbas Vasconcelos e André Ferreira para o Senado, fazendo um misto de experiência e juventude e a vaga  de vice-governador sendo entregue a Odacy Amorim para contemplar o PT e o sertão na majoritária. Isso tem se tornado cada vez mais forte nas hostes palacianas que pretendem garantir as condições de Humberto Costa disputar com chances um mandato de federal em vez de entrar numa majoritária ao lado do seu desafeto Jarbas Vasconcelos.
O governo quer mais do que nunca garantir o apoio de Anderson Ferreira para a reeleição de Paulo Câmara, e existem especulações de que na reforma do secretariado, os irmãos Ferreira podem emplacar um espaço de porteira fechada numa secretaria, uma vez que o governo reconhece que o tamanho político e eleitoral da família aumentou consideravelmente depois de 2016.
Giro – O deputado estadual José Humberto (PTB) inicia nesta sexta-feira (16) uma extensa agenda de visitas a municípios da Zona da Mata Norte e Sertão do Pajeú. O roteiro começará em Condado, na Zona da Mata Norte, às 10hs, onde ao lado do prefeito Cassiano, do senador Armando Monteiro e do deputado federal Jorge Côrte Real, participará da entrega de uma ambulância, um ônibus para tratamento fora do domicílio (TFD) e de equipamentos para o hospital João Pereira de Andrade.
Rodrigo Novaes – Aproveitando Dia Internacional do Consumidor, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) usou a tribuna, nesta quinta (15), para falar de suas proposições sobre direito consumerista. Ele é autor do projeto que criará o Código Estadual de Defesa do Consumidor, o primeiro do país, que está em fase de elaboração. “A proposta visa fortalecer a condição do consumidor, dando proteção e transparência na relação de consumo”, explicou.
Emendas – O deputado federal Bruno Araújo destinou uma emenda parlamentar no valor de 750 mil reais, que deverão ser investidos na saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe. O valor destina-se a custeio e manutenção das unidades de atenção especializada, dentre elas, a UPA 24 Horas e Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão. O prefeito Edson Vieira (PSDB) falou de sua luta ajunto ao deputado federal Bruno Araújo, que apesar das dificuldades tem tratado Santa Cruz do Capibaribe com atenção especial, direcionando recursos para o município.
Educação – O governador Paulo Câmara acompanha, nesta sexta-feira, o início da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE), que será realizada no município de Limoeiro, Agreste Setentrional do Estado. Este ano, a iniciativa contará também com o novo projeto Caravana da Educação: um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes. A novidade irá contemplar todas as regiões do Estado, da Região Metropolitana ao Sertão, e surge com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.
RÁPIDAS
Denunciado – A procuradora geral da República, Raquel Dodge, concluiu  inquérito contra o deputado federal Betinho Gomes referente a sua campanha de 2014, porém há informações que esta denúncia que pode transformá-lo em réu é apenas a ponta do iceberg. Existem outras denúncias referentes a eleição de 2016 que poderão acabar com a sua carreira política. Se for condenado Betinho poderá pegar três anos de reclusão.
Educação – O prefeito Edson Vieira, o ministro da Educação Mendonça Filho e o deputado federal Bruno Araújo assinam nesta sexta-feira a ordem de serviço para a construção de uma escola, duas creches e aquisição de três ônibus escolares em Santa Cruz do Capibaribe. A solenidade ocorrerá no teatro municipal a partir das 11 horas.
Inocente quer saber – João Paulo depois de condenado em segunda instância e consequentemente fora das eleições deste ano, assumirá alguma secretaria de Paulo Câmara?