domingo, 12 de julho de 2015

Metrô do Recife suspende operação após briga de torcidas danificar trens



Dois trens foram depredados antes e depois do jogo entre Náutico e Santa.
Metrô parou neste domingo e só retoma circulação às 5h desta segunda.

Do G1 PE
Briga de torcedores no metrô do Recife (Foto: Reprodução / WhatsApp)Janelas de trens foram quebradas durante briga de
torcedores (Foto: Reprodução / WhatsApp)
O metrô do Recife suspendeu a operação ao meio-dia deste domingo (12), segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e acatada pela CBTU, depois que dois trens foram danificados durante brigas de torcidas registradas no sábado (11), antes e depois da partida entre Náutico e Santa Cruz, na Arena Pernambuco. O transporte ferroviário é usado pelos torcedores para acesso ao estádio.

Segundo a CBTU, a circulação de trens só voltará ao normal às 5h da segunda-feira (13). “Como o sindicato decidiu parar ontem [sábado], não tivemos tempos de juntar os maquinistas e fazer uma escala especial. Até porque o pessoal folga nos finais de semana. Nós também estamos sensibilizados com a preocupação dos trabalhadores. É uma situação que está afligindo toda a categoria metroviária”, disse o assessor de comunicação do metrô do Recife, Salvino Gomes.

Com a decisão, os torcedores que vão ao jogo entre Sport e Palmeiras, na Arena Pernambuco, neste domingo (12), não poderão utilizar o metrô. Ainda conforme Salvino, um dos trens danificados faz parte da nova frota do sistema. “É um trem espanhol, com menos de dois anos de comprado. Foram 63 janelas quebradas. Estimamos um custo de ao menos R$ 50 mil para recuperá-lo e não há previsão para que volte a rodar. Temos que entrar em contato com os fornecedores das peças, porque o vídeo do trem é especial, temperado”, explicou.
Além do trem mais novo, que foi depredado por volta das 15h (antes da partida) na Estação Barro, outro equipamento também foi alvo de confusão das torcidas entre as estações Rodoviária e Curado. “Também vamos ter que retirá-lo de circulação. O torcedor não tem colaborado com manutenção dos nossos trens e o mais prejudicado é o trabalhador, que utiliza o transporte durante a semana”, comentou o assessor de comunicação do metrô do Recife.

Salvino Gomes acrescentou que a CBTU abriu queixas referentes a todas as ocorrências. “Mandamos as imagens para a polícia também para que tente identificar os envolvidos. Ocorre que desde que a Arena Pernambuco foi criada, ninguém foi preso. Tivemos iniciativa de tratativas de convênio com a PM para reforçar a segurança”, afirmou.

O presidente do Sindmetro-PE, Diogo Moraes, disse que a categoria decidiu parar as atividades deste domingo ainda na noite do sábado. “A gente teme pela segurança dos trabalhadores e dos próprios usuários. Esse movimento se dá por conta da insegurança. Desde fevereiro, março, a CBTU vem firmando parceria com Polícia Militar. Mas ao que parece, esse quantitativo [de policiais] foi bem aquém n sábado, se tratando de um clássico. Tememos que volte a ocorrer hoje [domingo]”, argumentou.
Passageiros encontraram acesso ao metrô fechado na tarde deste domingo (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Passageiros encontraram acesso ao metrô fechado na tarde deste domingo (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Um dos trens foi depredado na Estação Barro, Linha Centro (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Um dos trens foi depredado na Estação Barro da Linha Centro (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Um dos trens danificado teve 63 janelas quebradas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Um dos trens teve 63 janelas quebradas (Foto: Danielle Fonseca/TV GloboG1  pe