quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Eu fazia tudo para vê-la feliz!
mm gde

Acabei de sofrer a maior dor da minha vida: enterrar a minha mãe, Dona Margarida. Não fosse a fé que tenho em Deus e na vida eterna confesso que o sofrimento teria sido insuportável. Mas a mão divina ajuda a superar qualquer dor, por maior que seja. Mamãe morreu sem dar trabalho a ninguém, na solidão da sua casa, em Afogados da Ingazeira, aos 85 anos.
Seu corpo foi encontrado por Marcelo, um dos meus irmãos, às quatro da manhã num sofá da sala. Embaixo dele, uma cartela de um remédio para enjoo. Ao invés de acordar o filho, resolveu se medicar sozinha, porque era muito independente, não gostava de incomodar ninguém, nem mesmo os filhos.
Não sabia que estava sofrendo um infarto, que de forma fulminante tirou a sua vida. Mamãe teve nove filhos, que lhe deram 22 netos e sete bisnetos. Morreu no dia 27 de fevereiro, data de aniversário de outro filho, Gastão, o caçula dos homens. Na véspera da sua morte, sentada numa cadeira na calçada de sua casa, ela chegara a lembrar do aniversário do meu irmão no dia seguinte, mas com uma triste lembrança.
Recordou que, há 47 anos, quase morria de uma hemorragia no parto de Gastão Filho, que completou os 47 anos exatamente no dia da sua morte. Desígnios de Deus! Não há o que concluir diferente. Mamãe era uma pessoa alegre, de bem com a vida, radiava uma energia tão gostosa que contagiava qualquer um.
E amada não apenas pelos filhos, meu pai Gastão e familiares. Ontem, durante o velório, e hoje no sepultamento, pude ter a exata dimensão de como era querida também pelas amigas da sua geração e até as mais novas, que lotaram a nossa casa, levando conforto espiritual. Uma multidão acompanhou o seu enterro, realizado, há pouco, debaixo de um sol de 40 graus.
Atendemos ao seu pedido. Não houve cânticos na sua despedida. Passamos em frente à Igreja, onde ela me levava, garoto, para assistir à missa em seu colo e depois dormir sob o calor e o conforto do seu amor.
Que dor! A dor da saudade. Sabemos que ela está com o pai celestial. Difícil será aguentar a saudade.
Saudade do seu beijo, dos seus abraços, da sua alegria, do seu riso, dos seus puxões de orelha. Sim, diferente do meu pai, ela dava carão nos filhos com uma autoridade ímpar. Era o retrato fiel do seu pai Severo, meu avô, homem duro no trato, implacável nas suas decisões, de uma personalidade forte, bem coronel, para ser mais preciso.
Mas, como mamãe, doce, cativante e amoroso. Ao observar tanta gente nos consolando, seja no velório, no enterro ou em mensagens no face e no blog, lembrei-me de Rubem Alves. As palavras de consolo, segundo ele, são ditas no pressuposto de que têm poder para diminuir o vazio que a morte deixa.
Todos querem diminuir nosso sofrimento. Cercam-nos com palavras que, pensam eles, trarão algum consolo. Mas que palavra ou poema poderá substituir a mãe que se foi? Nenhuma!

São inúteis, volto a repetir. A morte, por mais conhecimento e fé que tenho em relação à vidaeterna, a vida após a morte, é uma dor que nenhuma palavra pode conter.

Só sabe o que é a dor aquele que a está sentindo, no presente. Nenhuma dor é a mesma. Cada dor é única. Dor não tem jeito de explicar, porque tudo que é sentimento é inexplicável. O estado normal da alma é não ter dor. Deus, na sua onisciência, estabeleceu um plano de salvação para os homens.
Pela sua fé, pela sua vida ereta diante do Salvador, minha mãe está incluída neste plano. Aos que postaram mensagens de condolências aqui, no face, aos que me ligaram, muito obrigado pela solidariedade.
Aos que gostam deste blog e admiram minha dedicação ao jornalismo: minha mãe guerreira tinha um orgulho incomensurável deste seu filho.
E eu fazia tudo para vê-la feliz!
 Escrito por Magno Martins, às 11h50

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


MORADORES DA OCUPAÇÃO BARRINHA REALIZAM MANIFESTAÇÃO PELAS RUAS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Alguns moradores da ocupação Barrinha, próximo a Escola Técnica da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, estiveram através de carro de som, realizando na tarde de ontem, terça feira, dia 26 de fevereiro, uma manifestação pelas ruas da cidade exigindo providências.
 Faixas e apelos foram feitos na oportunidade, com diversas frases a exemplo de “Só queremos um teto”, chamaram atenção ao movimento.
 Estrategicamente os ocupantes das áreas públicas passaram em frente a Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores da cidade.
agreste noticias     2 via: são domingos já.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

                                                         Nota de repudio:

Venho por meio desta nota , mostrar tamanho desrespeito  da prefeitura do brejo da madre de Deus,
para com os senhores pais de família  feirantes que tem ponto na feira publica de são domingos,
no último domingos 24/02/2013 , fomos informados que a taxa de banco iria subir de 2 reais pra 4 reais,
na próxima semana.

 a minha indignação  é por causa de que a cede ( brejo ) pagava 1 real e subiu para 2.
e são domingos de 2 subiu  logo pra 4 reais.
por que em tudo são domingos paga o pato?


os feirantes estão indignados por que quem depende de vender um ou dois quilos de verdura para poder comprar o pão de cada dia agora vai ter que vender 6 quilos para poder pagar os chão, o banco, e alguém para levar suas mercadorias para feira,..

quanto vamos ter de lucro no final da feira?

opinião:

quando vem verba para o brejo eles não se lembram de são domingos, mas para tirar o pouco  do bolso dos sofridos são dominguenses eles vem com muita sede ao pote.

Assina: são domingos já...
Editor: Genildo silva





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A quem interessaria?



Imagem ilustrativa

Vamos refletir.

A quem interessaria o sumiço de documentos (se é que foi isso que aconteceu),  é bom lembrar que há poucos dias a Magistrada do Brejo da Madre de Deus desagradou pessoas poderosas e que sentiram se ameaçadas de perderem o PODER!

Esse tipo de crime não comum, só em filmes de mafiosos e gângster é podemos ver esse tipo de cena. Um crime desafiador, ousado, perigoso e misterioso!

Resta saber quem teria tanta coragem e o que teria recebido em troca para se arriscar tanto, e uma pergunta que não quer calar...  a quem interessaria o sumiço de documentos daquele FÓRUM?

É uma questão de HONRA, não só  para o poder Judiciário de Brejo da Madre de Deus, mas para o Poder Judiciário de Pernambuco e do Brasil que foi desafiado e ferido com tamanha audácia e ousadia de pessoas que não temem a nada nem a ninguém! Nem mesmo a JUSTIÇA!

Estação noticia      segunda via: são domingos já.

domingo, 24 de fevereiro de 2013


 o coral de são domingos do templo 2 comemorou neste domingo 17 anos de existência.
Tendo a dirigente: Irmã maria emocionada agradece a Deus .










sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


ROCAM PRENDE DOIS JOVENS COM UM REVOLVER CAL. 38



Foi uma ocorrência realizada pela equipe da ROCAM, os Soldados Genilson, Tenório e Adriano, apreenderam um revolver cal. 38 com seis munições, sendo cinco intactas e uma pinada, com a arma foi preso o Marcelo Henrique, 18 anos residente no nova santa cruz, e o Jeferson Severino (Jefinho) , 18 anos residente no santa teresa. as informações é que oJeferson(Jefinho), estava pronto para matar uma outra pessoa. a ocorrência foi no bairro do rio verde.

Morre mecânico que foi alvejado a tiros na Palestina


Fotos: Fernando Lagosta

Mais um homicídio foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

No início da tarde desta sexta-feira (21), o mecânico José Ferreira da Silva, conhecido por “Dede”, 24 anos, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, em um bar localizado no Bairro Palestina.

Os acusados pelo crime são dois homens que chegaram ao local em uma moto. Informações dão conta de que a polícia já tem a identificação dos suspeitos.

Socorrido para o Hospital Municipal e posteriormente transferido para o Hospital Regional do Agreste, a vítima não resistiu e morreu.

Dede residia na Rua Alonso Nunes da Silva, Bairro Nova Modara.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

                                           precisou  de um profissional na fotografia entre em  contato    

Caminhão desgovernado atropela veículo de sinalização na BR-104

Equipe do Blog do Ney Lima que seguia para fazer reportagem em uma Rodada de Negócios de Caruaru passava pelo local no momento do acidente



Fotos: Thonny Hil


Um acidente grave deixou uma vítima na BR-104, entre o Distrito de Pão de Açúcar e a Vila de Mateus Vieira (Taquaritinga do Norte), na tarde desta quinta-feira (21).

Um caminhão desgovernado atravessou a rodovia e acabou atropelando um veículo Fiat Uno, que fazia a sinalização de uma carreta com carga de tamanho especial.

Apensar de estar consciente, o motorista o Uno ficou preso nas ferragens, com ferimento grave na cabeça.

A vítima aguardava o socorro do Samu que até o momento em que nossa equipe deixou o local ainda não havia chegado.

O motorista do caminhão que provocou o acidente fugiu do local.

Apensar de estar consciente, o motorista o Uno ficou preso nas ferragens, com ferimento grave na cabeça


Cassação do Prefeito gera mais polêmica em Brejo da Madre de Deus. Advogado da Coligação Por Um Brejo Forte desmente Dr. Edson mais uma vez



Nesta quarta-feira (20) eleitores e correligionários do Prefeito cassado do Brejo da Madre de Deus, José Edson Sousa, receberam a notícia de que a Juíza Eleitoral teria indeferido uma petição da Coligação Por Um Brejo Forte, o pedido era que José Edson Sousa fosse afastado imediatamente e que Roberto Asfora assumisse de imediato. 

Rapidamente a informação foi distorcida e se espalhou pela cidade o boato de que o prefeito cassado estaria livre das acusações, e livre da cassação dos diplomas de prefeito e vice-prefeita.

Foram vários fogos, bagunça e algazarra por apenas uma decisão de Drª Maria Adelaide que apenas deixou para o TRE-PE, resolver a situação de Brejo da Madre de Deus, ou Edson será absorvido, ou Roberto Asfora o segundo colocado assume, ou será convocada novas eleições.

Confira a entrevista do Radialista Kiko Lima com um dos advogados da Coligação Por Um Brejo Forte, onde o mesmo desmente mais uma vez o prefeito cassado José Edson e esclarece à população Brejense toda a verdade dos fatos.

Clique no Play e ouça toda a entrevista.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Começaram as demolições em áreas públicas do loteamento Gavião II


Casas em área invadida no Loteamento Gavião II ccomeçaram a ser demolidas. Fotos: Fernando Lagosta e Thonny Hill.

Na manhã desta quarta-feira (20), foram iniciadas as demolições de casas no loteamento Gavião II, nas proximidades do Bairro Neco Aragão.

A área onde foram iniciados os trabalhos de reintegração de posse fica nas proximidades do Riacho Tapera.

Com uso de máquinas, diversas casas que estavam em fase de construção foram demolidas e foram usadas máquinas para promover a demolição e retirada de material.

Além da demolição, materiais que seriam usados nas edificações também foram retirados.

Ainda segundo as informações, as casas que já tenham pessoas morando tem um prazo de até 15 dias para desocuparem o local, pois essas casas serão também demolidas.

Segundo os moradores, a prefeitura não enviou qualquer notificação para que a área fosse desocupada.

Moradores que estão morando nas residências tem 15 dias para desocupação.

“Não houve sequer uma justificação pra gente, não houve notificação, não houve nada vindo por parte da prefeitura. Eles vieram e, simplesmente, derrubaram tudo”, destacou Lucimário, que relatou também que todo o material que estava sendo usado nas edificações também foi levado pela prefeitura, sem que eles pudessem recuperar.

Valdecy fala o que será proposto para a prefeitura.
Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura rebateu as afirmações dos moradores, afirmado que eles foram notificados e que as demolições estão sendo realizadas conforme decisão judicial do Ministério Público, que decidiu pela reintegração de posse da área.

Nesse momento, vários invasores estão na prefeitura para falar com o prefeito para buscar uma solução do poder público para o caso.

Segundo Valdecy José de Oliveira Filho, um dos líderes e moradores da área invadida, há o reconhecimento que as ocupações são irreguares e o que será cobrado da prefeitura um projeto de habitação ou, caso não consigam, eles irão propor para que o prefeito venda as áreas invadidas, para serem pagas em pequenas parcelas.

“Queremos apenas uma solução para o nosso problema. Nós mesmos queremos fazer o projeto de habitação caso não tenha qualquer iniciativa da prefeitura”, afirmou Valdecy, citando também que cerca de 200 famílias (a maioria carentes) estariam na área invadida.

Moradores da área invadida aguardam em frente a prefeitura.
fev
20.

Prefeitura de Brejo abandona São Domingos

Ruas esburacadas e falta de médicos em todos os PSFs estão entre os problemas mais graves


Motorista mostra sua insatisfação com o problema dos buracos, perante nossa câmera.

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Sousa (PTB), parece ter abandonado o distrito de São Domingos.

Os problemas podem ser observados já na entrada do distrito. Da entrada do distrito até a Rua José Pereira de Santana, principal via de São Domingos, é impossível passar em se deparar com os enormes buracos ao longo do percurso.

Em várias ruas a travessas a cena é a mesma: motoristas irritados e vários trechos com o calçamento deteriorado.

Pedestres andam calmamente para evitar tropeços.

Tráfego de veículos pesados seria uma das causas do problema, segundo moradores.

Nas várias ruas percorridas pelo Blog, nenhuma obra de reposição de calçamentos foi encontrada.

O Blog conversou com o secretário de obras de Brejo, Zezinho Peteleco, que afirmou que a prefeitura aguarda uma licitação para iniciar a recuperação das vias. O secretário não quis adiantar quando as abras de fato devem começar.

Todos os Postos de Saúde do distrito estão sem médicos


PSF I é um dos quatro que se encontram sem médicos para a população.

O Blog visitou os quatro PSF´s (Postos de Saúde da Família) do distrito e registou que falta médicos em todos eles. Em três faltam também técnicos de enfermagem.

Segundo Rita de Cássia, coordenadora da Pastoral da Criança em São Domingos, muitas mulheres já a procuraram, afirmando que o calendário das vacinas de crianças já estaria em atraso, por falta de quem aplicasse os medicamentos.

 “Muitos dos PSF´s estão sem técnicos de enfermagem e recebi denúncias de muitas mães que afirmaram que o calendário de vacinas das crianças está atrasado. Amanhã vou ter uma reunião com a pastoral para falarmos sobre isso”, destacou.

Uma das situações mais complicadas é a do PSF II. O local está apenas com um dentista e que as vacinações e consultas não estão sendo realizadas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



 Victor participou de assaltos 
e foi preso com o carro roubado


Quadrilha é presa com carro roubado e troca tiros com a polícia








3ª CIPM prende acusado de cinco homicídios em São Domingos





"Não estou arrependido, tanto faz matar ou morrer"
declarou Nildinho



A  Polícia Militar de Santa Cruz do Capibaribe através do efetivo da 3ª CIPM, conseguiu prender a pessoa de Josenildo dos Santa de 18 anos, o “Nildinho” que estava sendo procurado há alguns meses acusados de vários homicídios. A mega operação contou com a participação das Equipes da ROCAM, GATI, Guarnição do Oficial de Operações e o efetivo da 2ª SECÇÂO,  que montaram o cerco nas proximidades da ponte que liga Santa Cruz do Capibaribe ao Distrito de São Domingos, em dado momento o acusado percebeu a prensa da polícia empreendeu fuga saindo da ponte em direção ao Rio Capibaribe e foi perseguido pela polícia. Nildinho, escondeu-se dentro em galpão mas foi localizado e preso pelos policiais que encaminharam o mesmo para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde o acusado foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, já que no momento da prisão estava com um revolver calibre 38 e em seguida foi encaminhado para o Presídio Juiz Plácido de Souza.

Durante seu depoimento na delegacia Nildinho confessou cinco homicídios, “eu matei Lambim, matei Zé Torrão e matei Luqinha quando eu era menor, e o Diguim eu matei por que ele tava fazendo pantin, se coçando na cintura  (insinuando que estava armado), por isso que eu matei, antes ele do que eu” afirmou o acusado.

Nildinho declarou ainda, que não foi ele quem matou Digão, que era amigo de Diguim, para você entender melhor vamos relembrar o caso;  Digão foi assassinado durante a um comício do então candidato Edson Vieira realizado em Santa Cruz do Capibaribe, segundo depoimento de Nildinho, quem matou Digão foi Wesley que  também já foi assassinado nas proximidades do Sítio Bandeira zona rural do Brejo da Madre de Deus, Digão teria dado um tapa no rosto de Wesley que pediu um revolver a Nidinho e matou Digão.
Algumas semanas depois mataram Wesley que era comparsa de Nildinho, que por sua vez no dia 03 de Fevereiro estava olhando um bloco de Carnaval em São Domingos e matou o Diguim que era amigo de Digão, segundo informes Nidinho estava completando 18 anos no dia que praticou este homicídio em São Domingos.
O acusado não demonstrou arrependimento ao confessar os crimes e ainda afirmou ter praticado várias tentativas de homicídios,  mas acha que esses crime vão ficar impunes pois era menor de idade.

Segundo o delegado Dr. Wagner Volpi revelou que não é bem assim como o acusado pensa, “Na verdade essa história de que menor não responde pelos atos inflacionais é engano, pois existe os procedimentos na forma de Lei que é aplicado pelas autoridades” concluiu Dr. Wagner.